ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Irmãos do Pó são presos traficando cocaína dentro de pneu de caminhão

imagem

A Polícia Federal deflagra a Operação Sanctus contra organização criminosa vinculada ao tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e facções criminosas

Nesta sexta-feira, 8 de dezembro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Sanctus com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e atuação de facções criminosas. As investigações, que começaram em outubro deste ano, identificaram uma dupla de líderes da organização criminosa sediada na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Ambos são irmãos e possuem histórico de envolvimento com apreensões de drogas e lideranças de facções criminosas.

Origem do tráfico de drogas

A organização criminosa realizava a entrada da droga no país, através da cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Os entorpecentes eram ocultados em pneus de caminhões de carga, que, para disfarçar o transporte da droga, eram carregados com produtos lícitos até o interior do Paraná. De lá, a droga seguia para o Rio de Janeiro.

Lavagem de dinheiro

Os investigados utilizavam uma rede de pessoas e empresas para realizar a lavagem de dinheiro, recebendo grandes quantias em espécie. Além disso, o esquema contava com a ocultação patrimonial através de empresas e imóveis, cuja propriedade formal estava em nome de laranjas, testas de ferro e, no caso dos imóveis, dos antigos proprietários.

No total, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária, expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. As ações policiais foram realizadas nas cidades de Maricá (RJ), Araruama (RJ), Dourados, Ponta Porã (MS), Guia Lopes da Laguna (MS), Cambé (PR), Feliz Natal (MT) e Paranatinga (MT).

Colaboração internacional

A Operação Sanctus contou com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) do Paraguai, mostrando a integração e cooperação entre os países no combate ao crime organizado.

As ações da Polícia Federal são de extrema importância no enfrentamento ao tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e facções criminosas, contribuindo para a desestruturação dessas organizações e a garantia da segurança da sociedade. A operação Sanctus revela mais uma vez o sucesso do trabalho conjunto entre diferentes instituições, consolidando assim um importante marco na luta contra o crime transnacional.

ADSENSE GOOGLE