ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Vereadora de Sorocaba faz representação criminal contra prefeito após polêmica de vídeo que cita pedofilia

imagem

A representação criminal protocolada contra o prefeito de Sorocaba (SP) por associação à pedofilia

A vereadora Fernanda Garcia (Psol) protocolou uma representação criminal contra o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), após uma polêmica envolvendo um vídeo divulgado nas redes sociais do chefe do Executivo, cujo tema é pedofilia. A parlamentar alega que o vídeo divulgado pelo prefeito, no dia 21 de agosto, contém informações falsas e tentava associar a vereadora à defesa da pedofilia. Após a divulgação do material, Fernanda, conforme sua assessoria, foi alvo de ameaças por internautas.

Após o boletim de ocorrência, ela tinha o prazo de seis meses para apresentar a queixa crime contra o prefeito Rodrigo Manga, para que ele responda pelo delito de difamação, e o mesmo prazo para seguir com processo criminal contra os sete autores de ameaças, por meio do 2º Distrito Policial de Sorocaba.

Apolêmica causada pelo vídeo do prefeito

?Desde que o prefeito criou essa mentira, já recebi sete ameaças. Isso entre as que nós conseguimos identificar pelas redes sociais, mas a desinformação propagada por ele é muito maior, pois também percorreram grupos de WhatsApp?, diz a vereadora.

?Estamos tomando providências contra aqueles que conseguimos identificar, ao manifestarem ameaças. Entretanto, muito me preocupa o risco de que essas intimidações saiam da ameaça digital e possam se tornar em atentados contra a minha segurança.

Com a representação, a Polícia Civil poderá instaurar o procedimento para esclarecer o ocorrido. Com isso, poderão ser feitas diligências e as partes poderão prestar depoimentos.

Posicionamento do prefeito Rodrigo Manga

Por meio da Secretaria de Comunicação, Rodrigo Manga informou que "a vereadora teve uma fala infeliz, que foi que foi corrigida imediatamente pelo também vereador Luís Santos".

?A pedofilia é um dos piores crimes que existem. Um dia desses, uma criança, de apenas oito meses de idade, veio a óbito, porque foi violentada. Esses casos acontecem por todo o País, infelizmente. Nós não vamos permitir que essa narrativa, que alguns 'especialistas' têm falado, tentando minimizar o terror de um pedófilo, venha a nascer aqui, na cidade de Sorocaba?, afirma o prefeito.

O entendimento da vereadora sobre a polêmica

Fernanda acusa o prefeito de tirar sua fala do contexto e fazer edições no material. Segundo ela, Manga utilizou um trecho em que ela afirma que pedofilia "é uma doença e um crime" e, no vídeo, insinuou que a parlamentar defende "anistia a quem abusa de criança e adolescente".

?Durante discussão na Câmara, eu afirmei que a pedofilia é uma doença e um crime. Quando disse isso, me referia ao entendimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), que desde 1993, definiu como uma patologia. E também afirmei que é crime, pois quando essa patologia é consumada contra uma vítima, a pessoa que realizou precisa responder ao código penal brasileiro?, explicou a vereadora.

O vídeo, publicado nas redes sociais do prefeito, traz no título: "veja que absurdo o que a vereadora do Psol falou - compartilhe". "Depois dessa fala absurda dessa vereadora do Psol, aqui da cidade de Sorocaba, (...) aqui em Sorocaba, será considerada crime, sim. E não adiante tentar minimizar ou mudar isso", afirma Manga após mostrar trecho.

ADSENSE GOOGLE