ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Ministro de Portos e Aeroportos inaugura estruturas esperadas há décadas por caminhoneiros no Porto de Santos

imagem

O ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho inaugura novas áreas para estacionamento de caminhões no Porto de Santos

Nesta quinta-feira (23), o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho (Republicados) esteve presente na inauguração de duas novas áreas para estacionamento de caminhões no Porto de Santos. As estruturas, localizadas na margem direita do cais santista, eram aguardadas pelos trabalhadores há décadas e agora oferecem 270 novas vagas.

Costa Filho destacou o sacrifício enfrentado pelos caminhoneiros nos últimos anos por não terem à disposição um estacionamento adequado. Ele ressaltou que essa luta antiga pôde ser finalmente solucionada por meio de muito diálogo e construção coletiva.

De acordo com o ministro, essas novas áreas provisórias atenderão de 250 a 270 caminhões, representando 50% da necessidade dos caminhões do município. Ele afirmou que essa medida contribuirá para a organização da mobilidade urbana da cidade, reduzindo a quantidade de caminhões nas ruas sem ter um local estratégico para estacionar.

Uma dívida antiga do Porto com o município

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, ressaltou que a criação dessas áreas de estacionamento para caminhões era uma dívida antiga do Porto com o município e, principalmente, com os trabalhadores da infraestrutura portuária do país.

Pomini informou que os pátios são provisórios e contam, a princípio, com um contrato de cessão de 6 meses, mas há a possibilidade de renovação. Além disso, um chamamento público será feito no próximo ano para a construção e implementação de um ecopátio definitivo, que deverá estar concluído até o final do próximo ano.

O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), evidenciou que a criação dessas áreas de estacionamento demonstra a vontade do Governo Federal em resolver o conflito existente entre os caminhões e os bairros da cidade. Ele ressaltou que esse estacionamento é de grande ajuda, principalmente, para os caminhoneiros locais que residem em Santos e não possuíam um local adequado para estacionar.

Os dois terrenos

Conforme divulgado pela TV Tribuna, afiliada da Globo, um dos terrenos fica localizado na Avenida Mário Covas Júnior, 410, e possui uma área de 26.300 m², oferecendo 180 vagas de estacionamento. O outro terreno, também situado na mesma avenida, fica ao lado do pátio da antiga Lloyd Brite e possui uma área de 8.400m², com 80 vagas disponíveis.

Além da inauguração dos estacionamentos, o ministro esteve presente na inauguração do novo berço de atracação para navios de granéis líquidos e participará do Summit Antaq, um evento promovido pelo Grupo Tribuna que discute sustentabilidade e inovação no cais santista.

ADSENSE GOOGLE