O Brasil produz aproximadamente 85 milhões de toneladas de lixo por dia.
A partir desse número, é possível chegar na média de que cada pessoa no país produz mais de 1kg de lixo por dia.
Além da preocupação que surge pela quantidade, a principal inquietação é sobre a forma como esses ?lixos? são descartados. Muitas vezes, materiais que poderiam ser reaproveitados, acabam sendo incorretamente tratados e virando mais uma fonte de poluição no meio ambiente.
Para fazer a sua parte e colaborar com um futuro mais sustentável, confira qual é a forma mais ecologicamente correta de descartar os seus lixos.
Como descartar os lixos recicláveis?
Os lixos recicláveis são os resíduos de papel, plástico, metal, vidro que estão limpos e secos. Se estiverem úmidos ou sujos, especialmente com restos de alimento, esses materiais não podem ser tratados.
Por isso, ao descartar os resíduos que são recicláveis, é preciso limpar e secar antes de misturar com os outros materiais. Você pode aproveitar guardanapos e outros papéis usados para remover a sujeira ou, em último caso, utilizar a água.
Como descartar os lixos orgânicos?
Restos de comidas, borra de café, folhas secas e outros resquícios de jardinagem, apesar de serem confundidos com lixo comum, podem sim ser reaproveitados ao serem transformados em adubo.
O mais correto é destinar os resíduos orgânicos para a compostagem. No caso de compostagem termofílica uma maior gama de resíduos podem ser tratados. Confira uma lista completa.
Como descartar os lixos comuns?
Já o lixo comum, também chamado de rejeito, é composto por materiais que não possuem um tratamento adequado ou viável. Alguns exemplos são lixos do banheiro, bitucas de cigarro, materiais adesivos, esponjas e papel térmico, usados em comprovantes bancários.
Eles devem ser descartados e destinados aos aterros sanitários.
Como descartar as pilhas?
As pilhas e baterias, por conterem substâncias tóxicas, não devem ser descartadas junto com outros itens, para evitar a contaminação.
Reúna as pilhas usadas e busque Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) perto de você. Essa informação costuma constar no site ou nos informativos da prefeitura da cidade.
Como descartar o óleo de cozinha?
O óleo de cozinha não deve ser jogado na pia ou nos ralos, pois o óleo não é solúvel em água e é altamente poluente. Essa ação também pode provocar entupimento dos encanamentos e da caixa de gordura.
Para descartar esse material, armazene o óleo utilizado em um recipiente que não vaze, como garrafas de vidros ou PET. Quando cheio, descarte em um PEV específico para essa coleta.
Como descartar os lixos eletrônicos?
O lixo eletrônico, ou Resíduo de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), são todos os itens que funcionam por meio da eletricidade. Os exemplos vão desde celulares até máquinas de lavar e liquidificadores.
O mais correto a se fazer com esse tipo de material é reuni-los e descartá-los em pontos de coleta especializados. A informação também deve estar disponível na prefeitura da cidade.
Como descartar remédio vencido?
Os medicamentos vencidos e até mesmo as embalagens vazias, não podem ser reciclados ou reaproveitados devido à contaminação química. Em especial, não devem ser jogados no vaso sanitário.
O ideal é fazer uma separação distinta para eles, juntando-os em uma sacola de plástico branca. Farmácias e hospitais costumam receber esse tipo de material para destinar corretamente.
Como descartar produtos químicos?
Os produtos químicos, como tinta, solvente, produtos de higiene e limpeza são extremamente perigosos para o meio ambiente e para a saúde humana.
Quando vencidos, o ideal é mantê-los dentro de sua embalagem original ou dentro de garrafas PET. Procure por pontos especializados nessa coleta e faça o descarte correto.
Redes sociais